Gênero na América Latina: Contribuições da Academia às Políticas Públicas

Nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro de 2022, será realizado o III Seminário MaRIas – Gênero na América Latina: Contribuições da Academia às Políticas Públicas.

 

As apresentações de trabalhos serão totalmente online, por meio de plataforma digital.


O III Seminário MaRIas – Gênero na América Latina: Contribuições da Academia às Políticas Públicas é uma iniciativa das MaRIas, grupo de pesquisa em gênero e relações internacionais do IRI-USP. Desde 2020, temos organizado esse evento com o intuito de fortalecer os debates sobre gênero no campo das RI, promovendo um espaço rico de troca e reflexão entre pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil e da América Latina.

Políticas Públicas é o tema do ano para as MaRIas. Anualmente escolhemos um recorte temático que guia as nossas atividades, os grupos de estudos, o Seminário e até as pesquisas desenvolvidas. Em 2022, nos propusemos a ampliar nosso diálogo para além da academia, e trazer à mesa de conversa a sociedade civil. Foram diversas atividades desenvolvidas em parceria com ONGs, membros do poder público e de organismos internacionais. Entendemos que só iremos construir um futuro melhor, quando todas as áreas do conhecimento puderem ter um espaço para expor suas ideias e contribuir umas com as outras. Dessa maneira, o Seminário não se restringe apenas à trabalhos que abordem políticas públicas ou América Latina, afinal, o objetivo é ampliar e não limitar. Buscamos construir juntas esse espaço de dialogo e conhecimento.

A partir disso, convidamos todas as discentes (graduandas e pós-graduandas) e docentes, de todas as áreas do conhecimento, a submeterem suas pesquisas em andamento ou concluídas em Gênero nas Relações Internacionais ao nosso Seminário.

Seminário posts (1080 × 1350 px).png

III SEMINÁRIO MARIAS

Qual o objetivo do evento?

Nosso objetivo é promover a divulgação de pesquisas no tema e oferecer às autoras comentários e/ou críticas que auxiliem no desenvolvimento de seus trabalhos. Além disso, o Seminário se propõe não só a integrar as cientistas da área, mas também as demais discentes e docentes que tenham interesse em conhecer mais sobre o tema, assim, haverá chamada para ouvintes posteriormente.

O meu trabalho precisa abordar políticas públicas ou América Latina?

Não. O trabalho submetido precisa estar dentro da grande área de Gênero e Relações Internacionais. Ele deve se adequar a alguma das áreas temáticas. Elas estão descritas abaixo.

Como posso me inscrever?

O processo de inscrição e de submissão das propostas de trabalho é totalmente online. O formulário de inscrição está disponível neste link. Recomenda-se, no ato da inscrição, a leitura atenta das regras para a submissão dos trabalhos. Somente serão analisados os trabalhos que estejam dentro das regras indicadas neste edital e que forem submetidos dentro do prazo. 

Quem pode se inscrever?

Podem se inscrever discentes - graduandas, graduadas, mestrandas, mestras, doutorandas, doutoras, pós-doutorandas, pós-doutoras - e docentes de Relações Internacionais e áreas correlatas como Políticas Públicas, História, Ciência Política, Ciência Sociais, entre outras.

Quais são as regras de submissão?

Os resumos deverão ser submetidos na inscrição pelo link até o dia 13 de agosto de 2022, às 23h59 (horário de Brasília), conforme as regras abaixo. Haverá apenas uma modalidade de apresentação: painel. Nessa modalidade, podem ser apresentados trabalhos em desenvolvimento ou completos, sejam eles artigos, projetos, dissertações ou teses. Os trabalhos finais poderão ser publicados nos Anais do evento, mediante a autorização das autoras no formulário de inscrição.

Todos os painéis serão compostos por três ou quatro apresentadoras de trabalhos, uma coordenadora e uma debatedora. As apresentações terão duração total de aproximadamente 2 horas, sendo pelo menos 30 minutos para debate aberto, após apresentações e comentários da debatedora. A duração das exposições de cada trabalho em painel será de até 15 minutos por expositora.

 

Cada participante poderá apresentar apenas um trabalho como autora ou coautora (no máximo 3 pessoas por trabalho). Todas as autoras poderão apresentar e receberão certificado de participação.  

Os critérios de avaliação e demais informações estarão disponíveis no edital.

Em quais idiomas posso fazer a submissão?

As propostas de trabalho para apresentação podem ser enviadas em português, inglês ou espanhol. As apresentações também podem ser feitas nestes idiomas, contudo não contarão com tradução simultânea.

Posso participar como ouvinte?

Sim! As inscrições para ouvinte serão realizadas por painel após a divulgação da programação completa, por meio de um formulário específico será que divulgado.

Qual o valor para participar do evento?

Os trabalhos aprovados deverão realizar o pagamento da inscrição.

O valor para graduandas e graduadas é R$15

O valor para Pós-graduandas, Mestras e Doutoras é R$20

O pagamento deverá ser realizado através de plataforma digital a ser indicada, até a data que estará descrita no edital.

As estudantes que por razões socioeconômicas não possam realizar o pagamento da inscrição poderão pedir isenção pelo e-mail seminariomariasiriusp@gmail.com.

Quais são os critérios de seleção?

a) Adequação com o tema do Seminário;
b) Atualidade, originalidade e relevância do tema;
c) Pertinência do título e qualidade do resumo;
d) Delimitação do objeto e problematização;
e) Contextualização teórica e conhecimento da bibliografia
relativa ao campo de pesquisa;
f) Clareza, pertinência e consecução dos objetivos.

Qual o cronograma do evento?

Submissão dos resumos: de 11/07/2022 a 29/07/2022 - Prorrogado até 13/08/2022

Divulgação dos trabalhos aprovados: 01/09/2022

Prazo final para envio dos trabalhos completos: 14/10/2022

Prazo para pagamento: 17/10/2022

Divulgação da programação completa do evento: 24/10/2022

Inscrição de ouvintes: de 24/10/2022 a 04/11/2022

Realização do evento: 07 a 10 de novembro de 2022

Dúvidas podem ser enviadas por email:
seminariomariasiriusp@gmail.com.

 

Quais são as áreas temáticas?