Grupo de estudos

Em 2022, o nosso grupos de estudos contará com convidadas(os) especiais, para falarem conosco sobre o tema de nosso encontro!

Os encontros são abertos e ocorrem via zoom, mediante inscrição prévia no formulário disponível no evento.

 

A leitura dos textos são indicados e a participação durante o debate, embora não obrigatórios, são fortemente recomendados.

Para saber informações sobre os nossos próximos encontros clique no botão abaixo

O histórico do grupo de estudos 

Entre 2017 e 2019, nós liamos textos do chamado "mainstream" (campo consolidado) de Gênero e Relações Internacionais, assim como alguns que traziam um panorama mais crítico. Durante esse período lemos autoras como J. Ann Tickner, Cynthia Enloe, Alexandra Kollontai, entre outras. 

Apesar de sempre estarmos abertas a comunidade, poucas pessoas de fora do IRI-USP participavam. As nossas reuniões costumavam ser na sala de estudos da pós-graduação do IRI ou na biblioteca do instituto. 

A partir de 2020, com a pandemia, as nossas reuniões se tornaram online. Assim mais pessoas de fora da USP começaram a conhecer mais o nosso grupo e a participarem dos nossos encontros. Em agosto sofremos um ataque virtual, veja a nossa carta de repúdio sobre o caso. Nesse ano iniciamos os nossos estudos sobre o Sul Global, em alguns encontros recebemos convidadas como a professora Layla Carvalho com quem conversaremos sobre "A invisibilidade do debate de raça e gênero nas RIs". No encontro "Porque a pandemia afasta as mulheres da ciência" recebemos Camila Infanger, uma das integrantes do projeto "Parent in Science", que busca discutir os impactos da maternidade na carreira científica no Brasil e que desenvolveu uma pesquisa específica sobre o período da pandemia. Nós das MaRIas também abordamos esse tema no nosso artigo para o portal Outras Palavras, você pode lê-lo aqui.

Em 2020, lemos sobre temas como masculinidades; feminismo comunitário; organizações internacionais de mulheres; gênero, refúgio e cidade. Além disso  debatemos a obra "Pode o Subalterno falar", de Gayatri Chakravorty Spivak, e autoras como Verônica Gago. Alguns deles estão disponíveis em nosso canal do Youtube

A proposta para 2021 foi ler e debater as obras das pensadoras  do Sul Global, explorando diferenças regionais e culturais que influenciam nas interpretações sobre o internacional. Nesse ano lemos autoras do sul global como Rita Segato, Lila Abu-Lughod, François Vergés, Maria Lugones, Oyèrónkẹ́ Oyèwùmí entre outras. As gravações estão disponíveis no Youtube.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom