top of page

Grupo de estudos

Os nossos grupos de estudos acontecem mensalmente às terças-feiras no horário das 18h 30 min (datas alternam conforme a disponibilidade das integrantes e convidadas). Para se inscrever e participar fique ligada em nossas redes sociais pois a divulgação acontece antecipadamente por lá.

Os encontros são através da plataforma Meet, enviamos a bibliografia base para o encontro e link da chamada um dia antes e também emitimos um certificado de participação de 2 horas para o debate em até 7 dias =) 

O histórico do grupo de estudos 

Entre 2017 e 2019, nós liamos textos do chamado "mainstream" (campo consolidado) de Gênero e Relações Internacionais, assim como alguns que traziam um panorama mais crítico. Durante esse período lemos autoras como J. Ann Tickner, Cynthia Enloe, Alexandra Kollontai, entre outras. 

Apesar de sempre estarmos abertas a comunidade, poucas pessoas de fora do IRI-USP participavam. As nossas reuniões costumavam ser na sala de estudos da pós-graduação do IRI ou na biblioteca do instituto. 

A partir de 2020, com a pandemia, as nossas reuniões se tornaram online. Assim mais pessoas de fora da USP começaram a conhecer mais o nosso grupo e a participarem dos nossos encontros. Em agosto sofremos um ataque virtual, veja a nossa carta de repúdio sobre o caso. Nesse ano iniciamos os nossos estudos sobre o Sul Global, em alguns encontros recebemos convidadas como a professora Layla Carvalho com quem conversaremos sobre "A invisibilidade do debate de raça e gênero nas RIs". No encontro "Porque a pandemia afasta as mulheres da ciência" recebemos Camila Infanger, uma das integrantes do projeto "Parent in Science", que busca discutir os impactos da maternidade na carreira científica no Brasil e que desenvolveu uma pesquisa específica sobre o período da pandemia. Nós das MaRIas também abordamos esse tema no nosso artigo para o portal Outras Palavras, você pode lê-lo aqui.

Em 2020, lemos sobre temas como masculinidades; feminismo comunitário; organizações internacionais de mulheres; gênero, refúgio e cidade. Além disso  debatemos a obra "Pode o Subalterno falar", de Gayatri Chakravorty Spivak, e autoras como Verônica Gago. Alguns deles estão disponíveis em nosso canal do Youtube

A proposta para 2021 foi ler e debater as obras das pensadoras  do Sul Global, explorando diferenças regionais e culturais que influenciam nas interpretações sobre o internacional. Nesse ano lemos autoras do sul global como Rita Segato, Lila Abu-Lughod, François Vergés, Maria Lugones, Oyèrónkẹ́ Oyèwùmí entre outras. As gravações estão disponíveis no Youtube.

No ano de 2022 o tema central foi "Políticas Públicas, Academia e Sociedade" com a proposta de discutir de que forma o conhecimento pela academia pode contribuir para a sociedade civil por meio da implementação de políticas públicas. Para isso, em cada encontro foram convidadas representantes da sociedade civil (ONGs, administração pública, organismos internacionais, etc) para discutir junto com as MaRIas os principais desafios relacionados à formulação ou execução de políticas públicas de gênero em seu setor.

Em 2023 alteramos o formato do grupo de estudos e tornarmos mais amplo e plural assim como as nossas MaRIas! Em formato mensal, os grupos de estudos passaram a alterar os temas todos os meses deixando livre para a MaRIa ou convidada falarem sobre suas pesquisas, assuntos de interesse e produções acadêmicas. Assim como, ao finalizar o ano transformamos esses debates em ensaios acadêmicos que serão publicados posteriormente, marcando assim mais um formato de produção acadêmica das MaRIas <3

bottom of page